terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Colecção Especial Artesaté® - REF:CEA14

Todos os dias são bons para partilhar Amor... e este coração está cheio de amor e tradição!
Inspirada pelo estudo dos Bordados dos Lenços de Namorados do Minho, nasceu mais este coração Artesaté®, onde procuro ser fiel às cores, simbologia e pontos, os quais tenho muito ainda a aprender.
Os corações Artesaté® são sempre uma adaptação deste bordado ao suporte que é a cortiça, contudo é no linho e no algodão que este tradicional bordado é realizado.
O site da ADERE-MINHO tem sido uma grande ajuda para este estudo e é lá onde se podem ver as especificações e  características deste bordado e sobretudo dos Lenços. 

Colecção Especial Artesaté®
REF:CEA14 – Coração de parede em tecido de cortiça 100% natural e portuguesa, bordado à mão com linha 100% algodão, com motivos dos Lenços de Namorados do Minho e com fita de cetim vermelha.
Dimensões: 26cmX17cm. 
Informações através do email artesate@gmail.com.
A peça é da minha autoria, Teresa Silva, protegida por direitos de autor e da marca registada Artesaté®.

- Os Lenços de Namorados do Minho são um produto artesanal certificado, com Marca Registada através de Identificação Geográfica (IG) pertencente à Adere-Minho (Organismo de Certificação).


"A Arte dos Namorados
A Arte dos Namorados é uma componente fundamental da arte e da cultura popular.
Os Lenços de Namorados apresentam-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças do minho, em idade de casar.
Constituído por um quadrado de linho, ou de algodão, que a jovem bordadeira bordava a seu gosto, o lenço dos namorados fazia parte do traje típico feminino, mas tinha outra função a desempenhar: a conquista, pela moça do jovem por quem se apaixonara.
Não há muito tempo ainda, que toda a rapariga Minhota começava muito cedo a bordar.
Quando mais tarde, casadoira, os olhos teimavam em fugir-lhe para o jovem que no seu intímo já escolhera, começava a bordar o lenço que lhe destinara, dando largas aos sentimentos mais intímos." (http://www.adereminho.pt/lencos/pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário