segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Artesaté® no evento Novos Rumos do Portugal Sou Eu, no Porto

Tive o prazer de participar, no passado dia 30 de Janeiro, no evento promovido pelo PORTUGAL SOU EU na APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões em Leça da Palmeira, Porto, denominado "Novos universos no Portugal Sou Eu".
O evento visou a divulgação da adesão ao Portugal Sou Eu pelo Setor dos Serviços e pelo estatuto de “Estabelecimento Aderente” bem como de lançamento do Prémio “Menu Portugal Sou Eu”

Nesta iniciativa realizou-se um balanço deste programa, troca de experiências e degustação de acepipes confecionados com produtos “Portugal Sou Eu”, numa parceria com a Escola de Hotelaria do Porto. Este evento contou com a presença de representantes das várias entidades promotoras deste selo PORTUGAL SOU EU, bem como de embaixadores deste selo, nomeadamente a atleta olímpica Rosa Mota e o jornalista Júlio Magalhães; e também empresários aderentes ao selo.

Segundo o site PORTUGAL SOU EU, em www.portugalsoueu.pt: "o Programa PORTUGAL SOU EU procura melhorar a competitividade do país, e contribuir para o equilíbrio sustentado da balança comercial. Pretende reforçar o desenvolvimento das empresas portuguesas, através da valorização da oferta nacional, com base numa estratégia coletiva inovadora, capazes de funcionar como argumentos distintivos para a recuperação económica e promoverem a competitividade do tecido económico. Tem o objetivo de aumentar a produção nacional através da dinamização do mercado interno, mas contribuindo também para criar condições para aumentar o número de empresas com potencial para exportar"

Entre os objectivos estratégicos destaco dois que me parecem mais relevantes:
- Fomentar a mudança de atitude dos consumidores e das empresas através do reconhecimento dos valores associados à origem nacional dos produtos;
- Dinamizar a procura dos bens e serviços que mais contribuem para a criação de valor em Portugal, nomeadamente no que diz respeito à criação de emprego e de riqueza nacional.

O atelier Artesaté® aderiu ao selo PORTUGAL SOU EU, o qual lhe foi atribuído no final do ano 2014. Através da atribuição deste selo e marca, presente nas etiquetas de todos os produtos de artesanato Artesaté®, permite ao consumidor identificar de forma simples e imediata a origem nacional dos nossos produtos e a incorporação nacional do produto aderente ao selo, criando preferência pelo consumo de produtos portugueses.

Desta forma, Artesaté® faz parte de uma estratégia coletiva de marcas de prestígio, que identificam os produtos nacionais e integra um Catálogo de produtos "Portugal Sou Eu".
Este selo atribui ao atelier ter um destaque específico para os Produtos Portugal Sou Eu junto da Grande Distribuição e de Retalhistas aderentes.

O atelier Artesaté®, aderente a este selo, procura contribuir para fomentar a procura de bens que mais contribuem para a criação de valor em Portugal, valorizando o que é português.
A tradição de Viana, renovada e partilhada em cada coração que nasce neste atelier.



  





Sobre o “Portugal Sou Eu”

O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

Até ao momento estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” mais de 300 empresas, que representam mais de 2.700 produtos qualificados. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas e 73 por cento integra o setor da alimentação e bebidas. No portal www.portugalsoueu.pt estão registadas mais de 1.000 empresas nacionais, cujos produtos estão em processo de qualificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário