sexta-feira, 29 de maio de 2015

A linda Viana! - Entre Portugal e o Brasil.

Este atelier Artesaté®, para além do objectivo de inovar a herança tradicional vianense, utilizando os Bordados tradicionais em materiais de várias regiões do país, quer também divulgar a todos os que seguem as Romarias, tradições e costumes do Alto Minho e sobretudo da linda Viana do Castelo.
Por isso, cada coração tem na sua etiqueta "Portugal Inteiro num só Coração".
Hoje quero partilhar um vídeo realizado aquando da Romaria da Senhora D'Agonia do ano passado (20 de Agosto), em Viana, pelo programa "É Assim Portugal" dos nossos irmãos brasileiros.
Nele podemos ver o Desfile da Mordomia, a exaltação do Traje à Vianesa, do ouro e da "chieira" das moças do Minho, o ressoar dos bombos e o dançar frenético dos Gigantones e Cabeçudos que chamam para a festa!
O Museu do Traje que exalta os trajes da região de Viana do Castelo, sobretudo o Traje à Vianesa como símbolo nacional, bem como a oficina do Ouro e do linho.
O artesanato nas suas manifestações mais ricas do Bordado de Viana, certificado pela Adere-Minho​, representado numa das casas mais emblemáticas da cidade: a Casa Sandra da srª Conceição Pimenta, símbolo das melhores bordadeiras de Viana.
A gastronomia do excelente Restaurante O Pescador, da minha Ribeira, famoso pelos pratos típicos de peixe do mar Atlântico e do Rio Lima que banham Viana.
A doçaria nas famosas e típicas Bolas de Berlim da Confeitaria Natário, local de eleição do poeta Jorge Amado.
E claro, o que mais me chama ao coração e que é o principal motivo da Romaria, a fé e devoção dos pescadores da minha Ribeira, que fazem a Procissão ao Mar, levando o andor de Nossa Senhora D'Agonia nas traineiras para dar a Bênção ao mar e ao rio, pedindo protecção nas horas de agonia dos dias difíceis da faina. Regressa pelas ruas da Ribeira que se enfeita e que a recebe com tapetes de sal e flores, feitos por pescadores, mulheres e crianças durante toda a noite, para que a Senhora passe e benza as ruas e os lares.
Tudo isto é maravilhoso, mas mais ainda o é sentido ao vivo e põe Viana no coração de quem a visita.
Eu, que nasci nesta linda cidade, não me canso de falar dela porque Viana é Amor... o meu amor! <3  http://artesate.blogspot.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário