sexta-feira, 11 de abril de 2014

Almofada Coração Artesaté® - REF:ACPL1 - Lenços do Minho

Aqui está o novo trabalho terminado!
Para este trabalho utilizei os lenços tradicionais do Minho., neste caso o branco.
Estes lenços são utilizados na cabeça e no peito dos trajes do Minho, sendo tradicionalmente de "forma triangular ou quadrangular com fundo em tecido de lã e barra estampada a vermelho, amarelo, verde, cor-de-laranja e azul, formando motivos florais e vegetalistas." (Exposição Permanente - Museu do Traje de Viana do Castelo).
Segundo o etnógrafo Cláudio Basto, estes lenços "chamavam-se austríacos. Vinham do antigo estado austro-húngaro." (in "Traje à Vianesa, 1930).

Em 1880 os lenços nacionais foram abandonados por unanimidade, visto serem incomparavelmente menos vistosos que os lenços austríacos, com 4 variantes: vermelho, roxo, verde e amarelo, todos estes com o mesmo tipo de desenho.

Almofada Coração Artesaté®  REF:ACPL1
Coração de Viana Artesaté®, de parede em tecido de cortiça 100% natural e portuguesa, bordado à mão com linha de algodão com motivos dos Bordados de Viana do Castelo, interior com lenço do Minho branco em viscose e para pendurar fita de cetim.
Dimensões: 27cmX17cm.
Informações através do email artesate@gmail.com.

- Os Bordados de Viana do Castelo são um produto artesanal certificado, com Marca Registada através de Identificação Geográfica pertencente à Câmara Municipal de Viana do Castelo. 





Sem comentários:

Enviar um comentário