quinta-feira, 28 de junho de 2012

Apresentação do Atelier Artesaté®

O meu nome é Teresa Silva e sou natural de Viana do Castelo.
Licenciada em Ensino pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dedico-me desde 2011 em exclusivo ao artesanato tradicional de Viana do Castelo, na confecção de bordados em diversos materiais, sobretudo a cortiça.
A maior fonte de inspiração é o Coração de Viana, o Bordado Tradicional e esta cidade que me viu nascer e a qual pretendo enaltecer pelo meu trabalho.


O atelier Artesaté® nasceu em 2011, criado por mim, tendo como inspiração o amor por Viana, o Bordado de Viana, os Lenços de Namorados do Minho e o símbolo do coração de Viana.

Artesaté® é uma Marca Registada Nacional pelo INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial e autorizada pelas entidades competentes a utilizar as marcas "Bordado de Viana do Castelo" e "Lenços de Namorados do Minho".
Os materiais utilizados nas peças são sobretudo de origem portuguesa, nomeadamente cortiça 100% nacional e linhas 100% algodão.
Todas as peças Artesaté® são feitas exclusivamente por mim e inteiramente à mão, estando eu acreditada com o Estatuto de Artesã e Unidade Produtiva Artesanal pela APPART - Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais.(http://ppart.gov.pt/).
É possível observar, no blogue e na página Artesaté®, toda a evolução deste trabalho, em cada ponto do bordado de Viana até ao material pelo qual este atelier se destaca, a cortiça.
As peças Artesaté® são vendidas exclusivamente por este atelier, através de contacto directo comigo e na Casa das Estampas no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo.
Cada peça está identificada com marca de autor, logótipo e etiqueta com o símbolo de Reconhecimento do Estatuto de Artesão e de Unidade Produtiva Artesanal. Este é um símbolo de reconhecimento, atribuindo-me acreditação como artesã e identificando que as peças manufacturadas por mim são reconhecidas por esta entidade PPART como produto artesanal português com garantia de genuinidade e autenticidade.
Eu e o meu atelier Artesaté®, aderimos ao selo Portugal Sou Eu, o qual permite a utilização da Marca Portugal Sou Eu e irá estar presente em todas as etiquetas do atelier Artesaté®, possibilitando a qualificação e valorização da produção de bens nacionais de forma diferenciada. Irá permitir ao consumidor identificar de forma mais simples e imediata a origem nacional do produto e a incorporação nacional do produto aderente ao selo, criando preferência pelo consumo de produtos portugueses.
Desta forma, ao aderir ao selo Portugal Sou Eu, eu e o atelier Artesaté® procuramos contribuir para fomentar a procura de bens que mais contribuem para a criação de valor em Portugal.
“Portugal Sou Eu” é um programa governamental do Ministério da Economia e do Emprego coordenado pelo IAPMEI e operacionalizado pela AEP, AIP e CAP.”(http://portugalsoueu.pt/)


Trabalhos semelhantes que não tenham estas características ou à venda noutros locais não são do atelier Artesaté®.



Artesaté® está devidamente autorizado a utilizar as seguintes marcas registadas:

- "Bordados de Viana" - Os Bordados de Viana do Castelo são um produto artesanal certificado, com Marca Registada através de Identificação Geográfica pertencente à Câmara Municipal de Viana do Castelo.
- "Lenços de Namorados do Minho" - Os Lenços de Namorados do Minho são um produto artesanal certificado, com Marca Registada através de Identificação Geográfica (IG) pertencente à Adere-Minho (Organismo de Certificação).


Em cada coração Artesaté® está a minha identidade pessoal e tradição; a de uma vianense profundamente apaixonada pela cidade que a viu nascer.

Estudo, dedicação, entrega, trabalho e sobretudo muito amor por Viana e pela tradição são as bases deste pequeno atelier.
Bem-vindos a este cantinho de Viana... e Viana é Amor! ♥


Teresa Silva - Artesaté®



http://artesate.blogspot.pt/


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Aqui no meio do Atlântico também vamos estar atentos!lolol! E com muitas saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Faneca Almendra!! :)
      As saudades também são muitas... esse meinho do Atlântico estranhou e entranhou-se, 6 anos nunca esquecidos! :)

      Eliminar
  3. Amiga muitos parabéns!São inúmeras as paisagens bonitas que vimos pelos Açores, por isso continua a partilhá-las porque vale mm a pena. Ah, já agora fiquei mt contente ao ver logo no início da tua página uma breve abordagem à minha linda cidade- a Guarda. Mas ainda tens mt p descobrir!! É só voltar pq as portas estão sempre abertas!!!Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada amiga!
      As tuas palavras carinhosas são um incentivo!
      Realmente os Açores deixaram na minha objectiva e na nossa memória paisagens lindissimas e momentos inesquecíveis e bem passados na companhia dos amigos como tu.

      A Guarda é uma cidade lindissima! Quando voltar vou bater a essa porta sempre aberta!
      Um beijinho grande!

      Eliminar