Começa hoje a maior e mais típica Romaria do país, a Romaria da Srª D'Agonia na minha linda princesa do Lima, Viana do Castelo!
Sim, sou completamente suspeita de falar desta grande festa, porque todo o vianense tem esta romaria no coração!
Os trajes que saem dos baús e vão para a rua, engalanados de ouro ao peito das moças trigueiras de Viana; a torta e os mangericos doces numa tarde de verão a ouvir cantares ao desafio; a sangria e a sardinha na brasa na Noite dos Tapetes floridos na Ribeira que irrompe com os bombos e foguetes da festa; os pescadores que arranjam as redes, engalanando as traineiras que levam a procissão ao Mar!
Deixo-vos aqui apenas uma pequena amostra da Festa, porque para a sentir só mesmo em Viana, entre o Monte de Santa Luzia e o Mar!
Nestas fotos podem ver-me com o traje "à Lavradeira", o mais tipico da cidade; algumas imagens dos Tapetes de sal e flores nas ruas da Ribeira (onde nasci) e dos bombos e Gigantones que alegram barulhentamente a cidade!
Convido a todos a virem a Viana ver esta colorida e alegre festa que dura por 4 dias e 4 noites, de uma alegria que contagia tanto que no peito levamos as palavras de Pedro Homem de Mello na voz de Amália:
"Se o meu sangue não me engana,
Como me engana a fantasia,
Havemos de ir a Viana,
Óh meu amor d'algum dia!"
Viana... Quem gosta vem, quem ama fica!
Sem comentários:
Enviar um comentário